sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A existir uma definição ou propósito..

" (...) a "Grande Arte", tem por finalidade, diz-se, retratar a
condição humana e nesse sentido, deveria ser capaz de reflectir as
ansiedades e expectativas das pessoas, de um modo suficientemente
acessível para captar o interesse destas. A arte destituída do humano,
não passa de uma disciplina técnica igual a tantas outras."

por Rui Carvalheira

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Kothbiro - Ayub Ogada

"come home, the rains are coming, bring the cattle home"

Obrigado

STP, Lua cheia em Abril 2008
o nosso diálogo continua, M. . ouvir e ver-te em todos os caminhos

sábado, 22 de novembro de 2008

Tadinha mim

Era deste tamanho. Juro. E a agulha? Bem, a agulha era maior que o meu dedo. Sniff. A A. deu-me a mão. Levei a injecção nos cuidados intensivos e fiz uma birra de todo o tamanho. Estavam lá cardíacos, um senhor que caiu de 20 metros de altura, enfim. Mas a estrela da fita era eu.
Otite. "Muto glave. Tem de levar muta injecção. Isso muto mau. Entende?". O otorrino é coreano. A A. achou que a infecção já não era para uma pediatra e lá fui eu vista pelo alarmista (ah poeta!). O homem falou como se estivesse pronta a ser evacuada. Não me assustei até que vi a agulha. Aíí...quem me conhece, conhece o meu amor por agulhas. É tão grande que até desmaio ao olhar para elas. Tadinha mim.
Agora estou sózinha, sniff, no quarto do hotel, sniff, cheia de dores e com muita morfina (ok, é clonix) q a A. me deu. Vou dormir. Logo à noite tenho um jantar daqueles, que não falto nem com a orelha a saltar do tímpano (?).
Tadinha mim.
Sniff

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Cheers!

A mim, que bem mereço. Hoje encontrei a agulha no palheiro. Sinto-me grande! É de aproveitar

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

E lá Longe

terça-feira, 18 de novembro de 2008

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Rui

Parabéns meu anormal favorito. 31 primaveras, algumas duras, outras menos. Espero que as que à quase 10 anos (ou mais??? F****s) passas comigo tenham sido suavizadas pela minha simples presença arrípilante e intrusiva na tua vida. Quem me dera estar aí para dar um beijinho e uma valente dentada na penca.

Love love for you my friend !

Do outro lado

Hoje sinto-me assim. Procuro sei lá o quê, sei lá onde ou porque. Talvez seja uma vaga memória, um pequeno acordar DE velhos hábitos em novos mundos. Xô!

sábado, 15 de novembro de 2008

E se obama fosse africano?

1. Se Obama fosse africano, um seu concorrente (um qualquer George Bush das Áfricas) inventaria mudanças na Constituição para prolongar o seu mandato para além do previsto. E o nosso Obama teria que esperar mais uns anos para voltar a candidatar-se. A espera poderia ser longa, se tomarmos em conta a permanência de um mesmo presidente no poder em África. Uns 41 anos no Gabão, 39 na Líbia, 28 no Zimbabwe, 28 na Guiné Equatorial, 28 em Angola, 27 no Egipto, 26 nos Camarões. E por aí fora, perfazendo uma quinzena de presidentes que governam há mais de 20 anos consecutivos no continente. Mugabe terá 90 anos quando terminar o mandato para o qual se impôs acima do veredicto popular.

2. Se Obama fosse africano, o mais provável era que, sendo um candidato do partido da oposição, não teria espaço para fazer campanha. Far-Ihe-iam como, por exemplo, no Zimbabwe ou nos Camarões: seria agredido fisicamente, seria preso consecutivamente, ser-lhe-ia retirado o passaporte. Os Bushs de África não toleram opositores, não toleram a democracia.

3. Se Obama fosse africano, não seria sequer elegível em grande parte dos países porque as elites no poder inventaram leis restritivas que fecham as portas da presidência a filhos de estrangeiros e a descendentes de imigrantes. O nacionalista zambiano Kenneth Kaunda está sendo questionado, no seu próprio país, como filho de malawianos. Convenientemente "descobriram" que o homem que conduziu a Zâmbia à independência e governou por mais de 25 anos era, afinal, filho de malawianos e durante todo esse tempo tinha governado 'ilegalmente". Preso por alegadas intenções golpistas, o nosso Kenneth Kaunda (que dá nome a uma das mais nobres avenidas de Maputo) será interdito de fazer política e assim, o regime vigente, se verá livre de um opositor.

4. Sejamos claros: Obama é negro nos Estados Unidos. Em África ele é mulato. Se Obama fosse africano, veria a sua raça atirada contra o seu próprio rosto. Não que a cor da pele fosse importante para os povos que esperam ver nos seus líderes competência e trabalho sério. Mas as elites predadoras fariam campanha contra alguém que designariam por um "não autêntico africano". O mesmo irmão negro que hoje é saudado como novo Presidente americano seria vilipendiado em casa como sendo representante dos "outros", dos de outra raça, de outra bandeira (ou de nenhuma bandeira?).

5. Se fosse africano, o nosso "irmão" teria que dar muita explicação aos moralistas de serviço quando pensasse em incluir no discurso de agradecimento o apoio que recebeu dos homossexuais. Pecado mortal para os advogados da chamada "pureza africana". Para estes moralistas – tantas vezes no poder, tantas vezes com poder - a homossexualidade é um inaceitável vício mortal que é exterior a África e aos africanos.

6. Se ganhasse as eleições, Obama teria provavelmente que sentar-se à mesa de negociações e partilhar o poder com o derrotado, num processo negocial degradante que mostra que, em certos países africanos, o perdedor pode negociar aquilo que parece sagrado - a vontade do povo expressa nos votos. Nesta altura, estaria Barack Obama sentado numa mesa com um qualquer Bush em infinitas rondas negociais com mediadores africanos que nos ensinam que nos devemos contentar com as migalhas dos processos eleitorais que não correm a favor dos ditadores.

Mia Couto In Jornal "SAVANA", Maputo, 14.11.2008 (excerto)

in Estrada Poeirenta

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

SHARX

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Angolares


quarta-feira, 12 de novembro de 2008

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Why Do I Desire

Why do I desire
What I do not need?
Why does my soul, like fire,
Or a hot abstract greed,
Seek all that is higher?

Why, if not because
It is a soul?
Who can know the cause
When it lies in its whole
Hidden in laws?

Yet this matters not.
What matters is pining
And that stress of thought
That comes of diving
What to wish that may not be got.


Fernando Pessoa in Poemas Ingleses - Pessoa Inédito

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Mind Games

E se parasse com porcarias e fosse procurar algo mais rentável para a sua miserável existência?

A diferença entre si e eu, é muito simples: eu sei em quem confiar e só devo algo a mim própria.

domingo, 9 de novembro de 2008

Lado B

Estou rodeada de grandes mulheres. Sempre soube disso, e cada vez atraio para o meu círculo (ou sinto-me atraída), mais e mais mulheres grandes, como a vida. Sábado fui com a S. distribuir a cesta básica à população mais afastada de STP (vila malange). Não falam português, não têm electricidade, canalização. Vivem num local paradisíaco para mim que tenho meio de deslocação. É verdade que não passam fome, é verdade que nota-se que as crinaças são felizes, mas é sempre um choque perceber que se alguém tem um problema de saúde ou precisa de algo que a natureza não possa providênciar, estão tramados. Mas têm a S. que se preocupa e trabalha 24 sobre 24 num espírito missionário poucas vezes vistos por estas paragens. 

Entretanto conheci a A., uma médica pediatra que resolveu vir em missão de voluntariado uns meses. Fui com ela ver o Joel. Um mês de idade, uma mãe com 16 anos. O Joel está a sufocar-se a si próprio. Tem o tubo da traqueia a fechar-se lentamente. Em portugal, 5 minutos bastavam para aliviar o sofrimento que aquele bébé pequenino e frágil está a passar. É a segunda vez que o visito, em dois dias, e está cada vez pior. Vai morrer se não for evacuado. E a A. não sabe se ele sobrevive até à evacuação (que acontece às sextas feiras). O Hospital, apesar de limpo e o mais organizado possível, não tem nada. Nem garrafas de oxigênio. A A. tem que inventar do ar soluções. Tem que salvar, acompanhar, resolver, semear esperança para que cuidados básicos, primários e fundamentais sejam prestados.
Enquanto isso, os "fat cat´s", estão-se nas tintas e se forem questionados o país fica sem S. e A.´s do mundo.
Os problemas existênciais, morais, fisiológicos e etc´s, são tão pequenos quando olhamos para o mundo tal e qual como ele é. 
Não consigo expressar o que se passa dentro de mim quando vejo o mundo tal como é. E sinto-me tão mais aconchegada quando percebo que a natureza (de alguns) humana pode ser tão extraordináriamente voluntariosa.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Today

Sometimes when i look deep in your eyes i swear i can see your soul


Lyrics by James

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Fui atingida por um relâmpago. Nada vai voltar a ser como antes.

sábado, 1 de novembro de 2008

A lua não mente

Sabiam que a Lua aqui não é mentirosa?
Pensem lá comigo: No equador norte, a lua "mente" (o C quer dizer que está a decrescer e D o contrário), no equador a Sul a lua diz a verdade (pela mesma lógica que apresentei em cima). Ora, estando eu no equador, o que diz a lua???

Eu sei...alguem saberá??